Golden Circle: Entenda como aplicar e a importância do propósito da empresa

Descubra como o Golden Circle, uma metodologia poderosa criada por Simon Sinek, pode ajudar sua empresa a encontrar seu propósito, comunicá-lo e alcançá-lo.
golden circle

O estudo “Propósito Partilhado: Um caminho para ultrapassar a crise”, realizado pela LLYC em Portugal, na América Latina e na Espanha revelou que 80% das empresas afirmam ter um propósito bem definido. Apesar disso, poucos levam em conta a opinião dos seus colaboradores (27%) e clientes (9%) seus clientes ao defini-lo.

Isso significa que a maior parte das organizações ainda não entendem a relevância de se guiar pelo seu propósito e comunicar isso aos seus parceiros. Dessa forma, percebemos uma divergência entre as estratégias de negócios e as expectativas dos clientes.

Buscar um propósito maior que o simples lucrar com alguma atividade é um caminho essencial para empresas que desejam não somente crescer, mas se tornar relevantes no mercado e na sociedade.

Qual o segredo das empresas que conseguem isso? O que elas fazem de diferente? A resposta está no Golden Circle, uma metodologia poderosa criada por Simon Sinek.

Ficou curioso? Quer saber como aplicar o Golden Circle na sua empresa e alcançar resultados extraordinários? Então continue lendo este artigo e descubra como transformar sua empresa em uma referência no mercado.

Desvendando o Círculo Dourado: o que é o Golden Circle?

O Golden Circle é um modelo que explica como as empresas de sucesso se comunicam e se conectam com seu público. Ele consiste em três círculos concêntricos:

  • porquê: o propósito da empresa, a razão de sua existência, ou seja, a causa que ela defende;
  • como: seus valores, processos e diferenciais. Em outras palavras, é a forma como ela entrega seu propósito;
  • o quê: seus produtos ou serviços, isto é, o resultado do seu trabalho.

A maioria das empresas se comunica de fora para dentro, começando pelo que fazem e como fazem. Mas as empresas inspiradoras fazem o contrário: elas começam pelo porquê, pelo seu propósito. Elas mostram ao mundo o que as motiva, o que as faz levantar da cama todos os dias. E isso gera uma identificação emocional com seus clientes e colaboradores.

Essa metodologia foi apresentada pelo Simon Sinek em 2009 em um TED Talk intitulado “Como grandes líderes inspiram ação“. Essa palestra foi baseada no livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir”, do mesmo pesquisador.

A obra expõe suas teorias sobre o que há em comum entre empresas de alto desempenho. Sabe o quê? Elas não somente sabem o propósito, ou o porquê, cumprem seu trabalho, mas também sabem expressar, comunicar e inspirar isso. Como sua empresa pode fazer o mesmo?

Aplicando o Golden Circle na sua empresa: como fazer na prática?

Aplicar o Golden Circle na sua empresa não é uma tarefa fácil, mas é recompensadora. É preciso ter coragem para questionar o status quo, para ir além do óbvio, para encontrar a essência da sua empresa. Mas como fazer isso na prática?

Defina o seu porquê

O primeiro passo é descobrir o seu porquê. Pergunte-se: Por que minha empresa existe? Qual o impacto que eu quero que minha empresa cause no mundo? Qual a contribuição do meu negócio para a sociedade?

Não se trata de lucro ou crescimento. Estamos falando de algo maior, de algo que transcenda o seu negócio. É a sua razão de ser.

Imagine uma empresa de calçados. O seu porquê poderia ser: “Acreditamos que todos merecem ter conforto e estilo nos pés, sem abrir mão da sustentabilidade”.

Na metodologia sugerida pelo Sinek, as empresas de sucesso precisam começar pelo porquê uma vez que isso vai ser o estopim para inspirar pessoas dentro e fora do negócio. Sem falar que vai deixar claro ao público porque sua empresa é relevante a longo prazo.

Comunique o seu como

Depois de definir o seu porquê, é hora de comunicá-lo ao mundo por meio do “como”. Para isso, porém, esse elemento precisa ficar bem claro e definido em sua mente.

Entenda quais são seus diferenciais, valores e a forma como entrega seus produtos e serviços para o público. O que destaca seu negócio da concorrência e o faz ser lembrado? O faz para que seu propósito seja alcançado?

Quando todas essas questões estiverem bem delimitadas, use todos os canais possíveis para comunicar seu “como” aos outros. Por exemplo:

  • na área de marketing, crie campanhas cativantes, daquelas que vão deixar claro seu propósito, bem como o impacto positivo da sua empresa;
  • treine sua equipe para vender o seu porquê,
    não apenas o seu produto;
  • atraia e retenha talentos que se identifiquem com o seu propósito.

Lembra do exemplo da empresa de calçados de que falamos? Então, ela poderia criar uma campanha mostrando como seus calçados são feitos com materiais reciclados e como eles apoiam projetos sociais.

Saiba divulgar o seu “o quê”

A parte do “o quê” é o mais fácil, uma vez que é pilar com o qual muitos iniciam. Afinal, é a mais palpável: trata-se daquilo que a empresa faz ou entrega como produto ou serviço.

Depois de definir o “Porquê” e o “Como”, a etapa do “O que” no Golden Circle é onde você apresenta seus produtos ou serviços como a materialização do seu propósito. É aqui que você mostra como suas ofertas são a resposta para as necessidades e desejos do seu público, e como elas contribuem para um mundo melhor.

Apesar de ser a mais fácil de identificar, este pilar não é independente dos demais. Toda a divulgação dos seus produtos e serviços deve estar agregado aos seus propósitos e valores.

Em primeiro lugar, é indispensável alinhar seus produtos e serviços com o seu propósito. Eles devem ser a expressão tangível do seu “porquê”, refletindo seus valores, processos e diferenciais.

Se o seu “Porquê” é “Acreditamos que todos merecem ter conforto e estilo nos pés, sem abrir mão da sustentabilidade”, seus produtos devem ser calçados confortáveis, estilosos e sustentáveis.

Não se limite a descrever as características técnicas dos seus produtos ou serviços. Vá além e mostre o valor que eles agregam à vida dos seus clientes e à sociedade. Seguindo o exemplo que damos, seus calçados não são apenas calçados, eles são uma forma de expressar a personalidade, de se sentir bem consigo mesmo, de contribuir para um futuro mais sustentável.

Lembre-se também que o mundo está em constante mudança, e suas ofertas também devem evoluir para acompanhar as necessidades e expectativas do seu público. Invista em pesquisa e desenvolvimento, busque novas tecnologias, explore novos mercados. Seus produtos e serviços devem ser a prova de que sua empresa está sempre em busca de fazer a diferença no mundo.

O Golden Circle é uma ferramenta poderosa para transformar sua empresa. Ele te ajuda a encontrar o seu propósito, a comunicá-lo e a vivê-lo. E isso faz toda a diferença para o seu sucesso. E aqui vale ressaltar esta máxima: as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. Encontre o seu porquê e inspire o mundo!

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